https://www.buobe.com/buobe.svg Seguindo dólar, mês de outubro encerra com leve alta nos preços do arroz
Mais Soja
Mais Soja
maissoja.com.br

Seguindo dólar, mês de outubro encerra com leve alta nos preços do arroz

Brasil 1/11/2024

O mercado de arroz encerrou o mês de outubro com preços 0,54% superiores ao fechamento de setembro. A saca de 50 quilos no Rio Grande do Sul (58/62% de grãos inteiros, pagamento à vista) – principal referência nacional – fechou com uma média de R$ 119,07. Quando se compara ao mesmo momento do ano anterior, a alta acumulada é de 13,35%.


“Interessante notar que, em dólares, os preços do arroz gaúcho apresentaram uma queda de 5,3% em relação ao mês anterior e, quando comparado ao mesmo momento do ano anterior, a queda é de 1,2%”, relata o analista e consultor de Safras & Mercado, Élcio Bento.


Isto significa que o que vem sustentando a firmeza dos preços no mercado nacional é a valorização da moeda norte-americana em relação à brasileira. O dólar encerrou outubro próximo de R$ 5,80. “Os últimos meses da temporada terão como referência para a formação de preços a paridade de importação, ou seja, o preço pelo qual o arroz chega ao Brasil determinará o valor do produto nacional no mercado doméstico”, frisa Bento.


Além disso, para evitar uma saída mais robusta de grãos nacionais para o exterior, os compradores brasileiros terão que pagar um prêmio em relação aos preços ofertados pelos compradores internacionais. “O monitoramento do comportamento da balança comercial do cereal será de fundamental importância para avaliar o quão apertado será o quadro de abastecimento no pico da entressafra”, pondera o analista.


Em relação à oferta da próxima temporada, a produção é estimada em 10,996 milhões de toneladas. Esse montante supera o consumo estimado em quase 500 mil toneladas. “Se consolidada, a produção será a maior desde a colhida em 2020 e, a primeira vez em quatro, será suficiente para atender o consumo dos brasileiros”, destaca o consultor. “Para que isso ocorra, é necessário que essa produção se consolide”, finaliza.


Fonte: Rodrigo Ramos/ Agência Safras News







 


O post Seguindo dólar, mês de outubro encerra com leve alta nos preços do arroz apareceu primeiro em MAIS SOJA - Pensou Soja, Pensou Mais Soja.