SAFRASmercado
SAFRASmercado
safras.com.br

Pecuária brasileira tem potencial gigantesco, por ser a mais barata do mundo e a mais sustentável – Feicorte

Presidente Prudente, 20 de junho de 2025 – Em entrevista à Safras News na Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, em Presidente Prudente (SP), o secretário de Agricultura e Pecuária de São Paulo, Guilherme Piai, disse que a pecuária brasileira apresenta um potencial gigantesco por ser a mais barata do mundo e a mais sustentável. “Ninguém tem a sustentabilidade que a pecuária brasileira tem. E nós temos um potencial de crescimento gigantesco. Nós temos 60 milhões de fêmeas no Brasil e a metade estão com touros de péssima genética cobrindo. Se a gente tivesse genética cobrindo essas 30 milhões de fêmeas com touros de boa genética, inseminação artificial e transferência de embrião, iríamos melhorar muito a qualidade do nosso rebanho, a terminação da carcaça e a precocidade” avalia.


Para Piai, se o Brasil melhorar o manejo dos pastos, recuperando os 60 milhões de hectares de áreas degradas, por meio da integração-lavoura-pecuária-floresta, ao invés de produzir de três a cinco arrobas por hectare, será possível produzir até 10 vezes mais do que isso. “Se tiver investimento, segurança jurídica, juros pagáveis, um plano safra robusto e a valorização da mulher e o homem do campo, o potencial da nossa pecuária será infinita e o mundo irá comprar do Brasil”, pontua.


O secretário entende que a partir do certificado de livre de febre aftosa sem vacinação haverá uma agregação de valor para a carne bovina, não somente de São Paulo, mas de todo o Brasil. “São Paulo foi o estado que mais exportou proteínas no primeiro quadrimestre do ano, superando as 200 mil toneladas, das quais 83% foram carne de boi. Esse status garantirá um avanço ainda maior dos embarques”, prospecta.


Fim da noventena para circulação de bovinos entre estados


Piai sinaliza que o estado de São Paulo está lutando pelo fim da noventena, que não tem mais sentido com o Brasil todo estando livre da vacinação da aftosa. “Isso é uma burocracia desnecessária. Como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri) estou lutando para que todos os estados tenham o mesmo sistema de defesa agropecuária, porque, com isso, a gente dará um salto na rastreabilidade gigantesca para agregar cada vez mais valor para as exportações a União Europeia”, comenta.


Piai disse que os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, por ter leis estaduais, ainda proíbem o trânsito de animais provenientes de outros estados, embora essa circulação de gado do estado de São Paulo para os demais já esteja liberada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. “Fizemos um ofício assinado por vários secretários de agricultura dos estados de todo o Brasil e esperamos que a decisão de retomada da circulação por todo o país seja tomada o mais rápido possível”, sinaliza.


Ele informa que o estado de São Paulo criou uma plataforma, em fase final de credenciamento, que será a primeira do Brasil através da rastreabilidade blockchain. “A rastreabilidade individual é muito difícil de ser alcançada e sua operação é inviável. O estado cruzou o sistema do Cadastro Ambiental Rural e do Rotas Rurais com o sistema GEDAVE e conseguiu alcançar a rastreabilidade blockchain dentro do estado. Com isso, acreditamos que vamos conseguir agregar muito valor pela carne de São Paulo exportada para a União Europeia” finaliza.


Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)


Copyright 2025 – Grupo CMA


O post Pecuária brasileira tem potencial gigantesco, por ser a mais barata do mundo e a mais sustentável – Feicorte apareceu primeiro em SAFRAS & Mercado.