https://www.buobe.com/buobe.svg IBGE estima safra de café do Brasil acima de 60 milhões de sacas
Forbes Agro
Forbes Agro
forbes.com.br

IBGE estima safra de café do Brasil acima de 60 milhões de sacas

Brasil 13/6/2024

A produção de café do Brasil foi estimada nesta quinta-feira (13) em 61,4 milhões de sacas, com alta de 1,9% ante a projeção do mês anterior, de acordo com avaliação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).



A estimativa para a safra que está sendo colhida indica aumento de 7,7% em relação ao total de 2023, considerando a produção de grãos arábicas e canéforas (conilon e robusta).


Me3645Studio_Getty
Me3645Studio_Getty

Café tem bienalidade, mas Brasil continua crescendo nas exportações


A previsão para o maior produtor e exportador global foi elevada apesar de agentes do mercado relatarem uma colheita de grãos miúdos no Brasil, neste início dos trabalhos, que já atingem 20% da produção prevista em algumas áreas de arábica.


A projeção do IBGE está acima da estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em maio elevou a previsão para 58,8 milhões de sacas. Estimativas do mercado apontam números ainda maiores, em torno de 67 milhões de sacas, enquanto o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) projeta 69,9 milhões de sacas.


Para o café arábica, a produção estimada pelo IBGE em 2024 é de 42,3 milhões de sacas, aumentos de 2,4% em relação à previsão anterior e de 7,1% em relação ao ano passado.


A safra de 2024 é bienalidade positiva para o café arábica, afirmou o IBGE, para explicar o crescimento.


O instituto lembrou ainda que, em 2023, embora a safra do café arábica fosse de bienalidade negativa, a produção apresentou crescimento quando comparado com 2022, com o clima favorável e “inversão da bienalidade” em algumas áreas.


Para o café canéfora, a estimativa da produção ficou em 19,1 milhões de sacas de 60 kg, acréscimo de 0,9% em relação ao mês anterior.


Em relação a 2023, a produção deve aumentar 9,1%, resultado dos crescimentos de 6,3% no rendimento médio e de 2,7% na área colhida, disse o IBGE.


O post IBGE estima safra de café do Brasil acima de 60 milhões de sacas apareceu primeiro em Forbes Brasil.