A presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, participou do Seminário Soja e Milho, realizado nesta quarta-feira (22) em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento reuniu especialistas, produtores e técnicos agrícolas para discutir desafios, inovações e oportunidades nas culturas de soja e milho, que alternam com o algodão na região.
“Este é um momento emblemático. A união entre instituições e associações é essencial para impulsionar a sustentabilidade agrícola em nossa região”, destacou Alessandra.
Pesquisadoras da Embrapa abordaram temas como manejo de doenças da soja, resistência de fungos a fungicidas e boas práticas no controle das cigarrinhas do milho. A Abapa contribuiu com notas técnicas sobre a antecipação do plantio de soja, autorizada pela Adab, como estratégia para o controle da ferrugem asiática. Também foram apresentados resultados do Programa Fitossanitário da Soja e do Milho, desenvolvido pela Aiba com apoio da associação, que promove o manejo integrado de pragas e doenças. Na safra atual, não houve registro de ferrugem asiática em nível de campo, evidenciando o sucesso das ações implementadas.
Reuniões Estratégicas
Nesta quinta-feira (23), Barreiras sediará reuniões da Câmara Técnica Regional da Soja (CTR) e do Algodão, que deliberarão sobre ajustes nas datas de plantio e outras questões fundamentais para as próximas safras de grãos e fibras na Bahia.